A consciencialização está crescendo

Mensagem de 17 de Junho de 2019

TRABALHANDO E HONRANDO O SOL NO SOLSTÍCIO

Os raios do sol vêm no horizonte, no solstício, o mais sagrado dos dias. Solstício é um dos seus muitos nomes, o dia da luz alta, meio do verão, Alban Hefin. Em todo o mundo, e através dos tempos tem sido celebrado. À luz do sol temos força, calor, crescimento, energia, abundância, cura e sabedoria. O sol brilha no nosso belo planeta há pelo menos quatro bilhões de anos e podemos esperar que ele permaneça inalterado por mais cinco bilhões de anos. O sol também é enorme – é responsável por 99,86% da massa do nosso sistema solar. É tão incrível que é difícil, no âmbito do sol compará-lo com vidas humanas ou com a história do homem. Pode-se dizer que o sol é uma das coisas mais constantes que tivemos – desde antes dos seres humanos serem humanos, já que podemos rastrear os nossos ancestrais, e até alguns peixes que se arrastam para fora do oceano. O sol tem-nos oferecido sua luz e calor de maneira firme e poderosa. O mesmo sol que hoje brilha sobre nós, brilhou para todos os nossos antepassados. Pode-se ver porque as culturas antigas de todo o mundo celebravam o tempo da maior luz e honravam o sol como uma divindade – pois, sem o sol, não existiríamos.

Assim, neste dia sagrado, muitos escolhem honrar o sol de alguma forma. Nos últimos anos, compartilhei alguns rituais do nascer do sol e um ritual de viagem ao nascer do sol. Esses rituais do nascer do sol oferecem-nos um vislumbre desse primeiro raio da luz, o poder do sol enquanto brilha – e são excelentes para as pessoas que querem levantar-se cedo e ver a primeira luz do amanhecer. O texto de hoje é para aqueles que procuram maneiras adicionais de homenagear e celebrar o solstício por meio de uma variedade de “pequenos rituais” e “atividades de solstício” que podem ser feitas para celebrar este dia mais sagrado.

Honrando o nascer do sol, meio-dia e pôr-do-sol

Uma maneira simples de marcar o Solstício (qualquer um, na verdade) é honrar o nascer do sol, o ponto alto e o pôr-do-sol. Isso pode ser feito de uma forma tão elaborada ou simples quanto quisermos. Uma maneira muito simples é usar um tambor ou cantil, e simplesmente permitir que o som apareça. Também pode ser feito com um ritual simples (cantando “Awens”, dizendo a oração do druida, fazendo a Esfera de Proteção do AODA, dizendo Oração do Druida da OBOD pela Paz, etc.). Ou pode ser feito com movimento ou qualquer outra coisa que se gosta. Escolha algo significativo para si e permita que a energia flua.

 

Faça um relógio de sol e sintonize-se com o sol

Você pode honrar o sol criando um relógio de sol permanente ou temporário. Os relógios de sol são algumas das formas mais antigas de medição do tempo, e são uma maneira maravilhosa de se conectar com o movimento do sol ao longo do tempo. Existem duas maneiras de fazer um relógio de sol: trabalhar com o sol ou trabalhar com a geometria sagrada.

Dana Druid – Para trabalhar diretamente com o sol, basta um temporizador ou relógio que pode disparar na hora (ou na meia hora, se preferir). Você vai querer o que você está a usar para o seu relógio de sol e colocá-lo em pleno sol. Pode fazer isso com materiais simples, como um lápis e um prato de papel, ou pode ficar mais elaborado e planear esculpir ou pintar uma pedra ou madeira como produto final. Coloque-o numa área que recebe sol pleno. Em cada hora, marque. Eu faço-o a lápis, e depois, se estiver a fazer uma chamada mais permanente, posso voltar e marcá-la mais permanentemente depois de ter as marcas. Depois das horas do dia, você terá um relógio de sol, mas o relógio de sol ainda não está completo. A posição do sol no céu muda, então, para fazer isso corretamente terá que o fazer novamente no solstício de inverno. Desenhe uma linha entre as marcas para o verão e o inverno, e esses são os seus horários para o mostrador. Enquanto você leva uma temporada completa para completar o relógio de sol fazendo este método, é uma ótima maneira de trabalhar diretamente com o sol. Se quiser ter uma “fantasia”, faça-o no equinócio (qualquer um deles) e então você também pode ter um ponto médio para o equinócio. O que é maravilhoso nesta abordagem é que isto é feito observando e marcando o caminho do sol em três pontos sagrados do ano – e honrando as energias de cada um destes pontos. Este, é verdadeiramente um relógio de sol sagrado.

A alternativa é usar o conhecimento humano e a geometria sagrada – assim faz o mostrador com antecedência e depois coloca-o no solstício, marcando-o. Para criar um para a latitude, precisará de usar uma calculadora, como as desta página. Muitas das instruções on-line funcionam a partir da premissa de que você quer criar um relógio de sol e usá-lo para contar o tempo – então comece com a latitude que lhe dá ângulos e cria os pontos. É uma coisa bastante fácil de fazer quando se sabe onde colocar as marcas e há muitas ferramentas para experimentar.

Ritual de energia para banhos de sol

Encontre um lugar tranquilo na natureza, onde você não seja perturbado e onde se possa deitar ao sol. Pode ser na terra ou num cobertor, se preferir. Isto é feito da melhor maneira ao meio-dia, pois este é o tempo da energia mais alta, mas sempre que o sol estiver a brilhar no solstício (ou no dia antes ou depois), o ritual funcionará. Este ritual é melhor com pouca ou nenhuma roupa, para que o seu corpo possa absorver melhor a vitamina D do sol, mas use o seu bom senso.

Comece por honrar o sol da maneira que achar melhor. Com canto, esfera de proteção ou abertura de bosque, chamando o poder da corrente solar e o fogo, etc. Depois de ter honrado o sol, deite-se e absorva simplesmente os raios do sol. Sinta o sol encharcando sua pele, o calor e a luz do sol a aquecê-lo. Vire-se uma e outra vez, simplesmente a absorver o sol.

Eu sei que algumas pessoas podem fazer isso mais do que outras. Por acaso tenho pele irlandesa bastante sensível, por isso faço este ritual apenas durante cerca de 5-10 minutos de cada lado. É o suficiente para obter energia sem sofrer queimaduras solares.

Depois de ter terminado o banho de sol, agradeça ao sol pela sua luz, dizendo qualquer coisa que queira (deixe as palavras fluírem através de si).

Líquidos e Objetos Energizantes

Para aqueles de vocês que preferem não dormir a pleno sol, podem obter os efeitos do ritual acima (e guardar esses efeitos para utilização posterior) usando o sol para capacitar e abençoar um líquido. Para isso, eu gosto de utilizar uma garrafa do vinho Dandelion ou outra bebida alcoólica. Eu coloco-a no sol do meio-dia por cerca de 30 minutos, permitindo que os raios do sol permeiem completamente a garrafa (sim, eu sei que isso é muito longo, e os raios danificarão o conteúdo, mas esta é uma bênção energética!) Depois da bênção, agradeça ao sol. Agora você tem um pouco de sol engarrafado, e pode abri-lo e beber quando quiser.

Uma variante disto é criar um chá de solstício. Combine qualquer número de ervas sagradas, particularmente ervas que estão em seu poder total durante o solstício de verão (camomila, hortelã, sabugueiro, pétalas de rosa, uma pequena quantidade de yarrow, etc). Por isso quero dizer ervas que estão em flor durante o solstício. Pegue um grande frasco de vidro e encha-o com água pura. Adicione as ervas e deixe descansar ao sol. Para esta mistura em particular, eu realmente permitirei que ela fique parada o dia todo – desde que o sol é visível até que se põe. Então, quando a escuridão chegar, eu vou beber o chá. (Você também pode congelar este chá para usar mais tarde, digamos, para o ritual no Solstício de Inverno).

O mesmo tipo de “energização” pode ser feito com ferramentas rituais simples, pedras, qualquer coisa que você gostasse de colocar uma explosão de energia. O bom de trabalhar com o sol é que ele tem tanta energia, que pode irradia-la e dá-la constantemente. Colocar essa energia num objecto nunca será um problema para o sol!

Um solstício frolick

Outra coisa divertida para fazer no solstício é ir para um frolick. Uma brincadeira é diferente de uma caminhada – o ponto do frolick não é ir a lugar nenhum. É simplesmente experimentar a simples alegria de estar fora num belo dia com o sol a brilhar. Talvez até fique um pouco perdido por um tempo. Para o frolick, vá para um lugar que ame ou um lugar novo onde a natureza tenha poder e força. Passe o tempo vagando sem qualquer objectivo real; tome qualquer trilho que goste, ou talvez não siga nenhum rastro. Permita-se experimentar a maravilha e admiração da terra viva. Use roupas ridículas. Toque flauta. Preste muita atenção em como os raios do sol brilham através das folhas ou nas superfícies. Explore todos os cantos e recantos. Observe o movimento do sol.

Definir uma pedra de solstício

Os druidas da antiguidade entenderam que as pedras de pé têm poder. Colocar uma pedra no solstício é um ato particularmente poderoso. Uma pedra, enterrada 1/3 do caminho na terra, canaliza a corrente solar poderosa e curativa para a terra, misturando-se com a corrente telúrica. Permite que os raios curativos do sol brilhem, poderosa e significativamente. Você pode definir a pedra como um ato sagrado, com tanto ritual e fanfarra quanto quiser. Quando coloco pedras, costumo determinar antecipadamente onde a pedra deve ser colocada usando a escuta interior e a comunicação espiritual. Abra um bosque sagrado, sente-se com a pedra e a terra por um tempo e depois ponha a pedra. Eu abençoo a pedra com os quatro elementos, canto para ela e depois passo o tempo em meditação. Quando o trabalho terminar, fecho o bosque sagrado. As pedras podem ser colocadas em qualquer lugar para abençoar, energizar ou curar: num jardim sagrado, num bosque sagrado, num campo, num jardim de refúgio, num lugar que necessite de cura terrestre.

Espero que estas atividades do solstício lhe ofereçam algumas ideias e sugestões. Leitores, eu adoraria ouvir mais sobre como vocês celebram o solstício!

Fonte: https://ascensionenergies.comAlexandra Martins e Marco Iorio Júnior — Tradutora e Editor exclusivos do Trabalhadores da Luz