A diferença entre ser um empata e um codependente

Mensagem de 23 de Fevereiro de 2021

Vivemos no mundo com muitas pessoas. Algumas são sinceras e inspiradoras. Outras são mais difíceis. É importante encontrar uma forma confortável de se relacionar com as pessoas, para que você possa desenvolver uma interdependência harmoniosa ao invés de ser codependente.

Quando você é interdependente, você tem uma dependência saudável dos outros em sua vida pessoal, no trabalho e no mundo em geral. Vocês dependem uns dos outros para apoio, respeito e para desempenhar tarefas específicas, tais como colaborar em um projeto, criar filhos, participar em times de esportes, ou fazer caminhadas em grupo. Em contraste, a codependência é uma forma doentia de dependência. Isso ocorre quando você está mais focado na vida e problemas de outra pessoa do que nos seus. Você é relutante em afirmar suas necessidades ou estabelecer limites claros por medo das consequências.

Há uma piada que quando um codependente morre, é a sua vida que passa em frente dos olhos dele. Codependentes sentem-se excessivamente responsáveis pelas pessoas e fazem aquilo que falta nos relacionamentos ou no trabalho. Se você é um codependente, pode ser difícil recuar e deixar os outros seguirem seus próprios caminhos. Você pode querer ajudar demais ou consertar as pessoas, acreditando que se não intervir algo terrível vai acontecer – um hábito que você pode ter adquirido ao conviver com um pai ou mãe alcoólatra ou ansioso(a).

Empatas podem ter tendências codependentes, mas nem todos codependentes são empatas. A diferença é que empatas absorvem o estresse, emoções e sintomas físicos dos outros, algo que nem todos os codependentes fazem. Como uma pessoa altamente empática, pratique técnicas de proteção tais como blindagem e meditação para lidar com o problema de absorção de energias, que não é tão relevante para um codependente puro. Entretanto, tanto para empatas como codependentes, estabelecer limites e ver os outros como separados, não simplesmente uma  extensão de si mesmo, também é parte da cura. Você ainda está presente, mas pode ser um grande ouvinte e um amigo leal sem ter que pegar os problemas do outro.

Passe algum tempo escrevendo a respeito de seus relacionamentos. Quais são interdependentes? Quais são codependentes? Liste alguns passos construtivos que você pode tomar para tornar os relacionamentos codependentes mais equilibrados. Por exemplo, checar alguém com menos frequência, estabelecer um limite claro, ou deixar que os outros errem e aprendam com seus próprios erros. Então, um a um, comece a remodelar seus relacionamentos codependentes e a apreciar os interdependentes.

Estabeleça sua intenção. Eu vou examinar cuidadosamente e curar meus problemas de co-dependência e procurar uma interdependência saudável em meus relacionamentos. Eu vou parar de ficar obcecado com os outros e focar no meu próprio cuidado. Eu posso ser uma pessoa generosa enquanto mantenho limites saudáveis.

Judith Orloff — Fonte: https://higherdensity.wordpress.com/
Roseli Giusti Zahm e Marco Iorio Júnior – Tradutora e Editor exclusivos do Trabalhadores da Luz