A teia do Universo – peculiares que percorriam os fios da “Teia do Universo”

Os astrônomos descobriram pela primeira vez ondas peculiares que percorriam os fios da “Teia do Universo” – uma rede gigantesca de fios de matéria escura e visível que une todos os aglomerados de galáxias e nuvens de gás intergaláctico, de acordo com um artigo publicado no Revista Ciência.

“A descoberta destas ondas é tão interessante para nós, porque nessas oscilações estão escondidas informações sobre como o Universo foi aquecido nos primeiros bilhões de anos após o Big Bang “, diz Joseph Hennawi da Universidade da Califórnia em Santa Barbara (EUA).

Acredita-se que o Universo em sua estrutura é similar a uma teia tridimensional gigante. Seus fios são aglomerados de matéria escura, os chamados filamentos. Em seus pontos de interseção são aglomerados densos de matéria visível – galáxias individuais e grupos de metrópoles estelares.

Em julho de 2012, os astrofísicos descobriram uma dessas teias conectando as galáxias Abell 222 e Abell 223, devido a distorções da luz das estrelas distantes que a matéria escura evocava. Posteriormente, “Hubble” recebeu imagens tridimensionais de tais “cordões umbilicais”, estudando galáxias no cluster MACSJ0717 na constelação Auriga, e este ano os cientistas receberam imagens de várias centenas de fios semelhantes e calcularam sua massa típica e outras propriedades.
Hennawi e seus colegas viram pela primeira vez como esses fios “balançam” (Imagem no link) sob a ação de ondas peculiares que passam por eles de um aglomerado de galáxias para outros…

tradução de trechos da mensagem: Vilma Capuano