A verdadeira responsabilidade

Mensagem canalizada em 6 de novembro de 2019 – Os Anjos

Vamos explorar hoje o conceito de responsabilidade. Responsabilidade geralmente é vista como um peso ou fardo. A ideia de acumulação, de fardos cada vez mais pesados e complexos, geralmente acompanham esta visão. A noção de culpa é às vezes usada como sinônimo de responsabilidade. Quando a responsabilidade é vista como relativamente empoderadora, geralmente é percebida como uma qualidade que os superiores possuem e os inferiores não.

Permita-nos redefinir responsabilidade para que você esteja ciente do poder a cada momento que está disponível para você, o poder a cada momento que você é. Você é sempre totalmente responsável por sua experiência. Nunca há uma ocasião em que você não é responsável ou é apenas parcialmente responsável. Isso é uma boa notícia.

Responsabilidades não são coisas separadas que estão empilhadas sobre você. Responsabilidade é sua inerente, sempre disponível, sempre viva, sempre ativa habilidade, uma habilidade que nunca hesita (mas que pode ser obscurecida intencionalmente por você) em conhecer sua experiência e o Amor que você é. É a habilidade de ver os outros como o Amor que eles são em cada momento, não importa o que esteja acontecendo. Você sempre teve acesso imediato a esta habilidade. Você nunca a perdeu. O mesmo vale para todos os outros. A única coisa que você pode fazer com sua bela, viva e vibrante habilidade de responsabilidade é cobri-la com conceitos de medo, escondê-la de si mesmo.

Quando você permite ao Amor brilhar através de cada circunstância, você redescobre esta habilidade nova e alerta que você nunca perdeu. Se você nunca a perdeu, os outros também não. Olhe para o tesouro no qual todo mundo está sentado. Você consegue ver o quão abençoados todos são, eternamente? Eles nunca podem perder o que é deles e nem você. A única coisa que cada um pode fazer é fingir que não está lá. O tempo de fingir acabou.

Vamos usar um conceito dualista de direções opostas para ajuda-lo a entender como a responsabilidade funciona, mas não o encorajamos a se agarrar a ele. Você vai usar conceitos até que libere a necessidade por crenças, mas enquanto o faz, nós sugerimos usá-los com parcimônia. Esteja disposto a esquecê-los porque isso é exatamente o que você fará quando eles não forem mais necessários.

Vamos olhar para o símbolo da respiração. Parte da ilusão do corpo é a experiência de inalar e exalar. Esta troca constante parece ocupar cada momento do tempo. Na verdade, se fosse acabar, o “você” que está ligado à ilusão do corpo deixaria de existir. Isso é bem tolo, acreditar que o que você é poderia deixar de existir. Isto foi o que você empreendeu quando se identificou com e como o corpo. Você voluntariamente se engajou na ilusão de que poderia deixar de existir. Você está despertando, reconhecendo o que fez. Conforme toma conhecimento do que fez, você se lembra que esta ação, este separar-se em corpos vulneráveis só seria possível na ilusão. Agora, para se libertar dela, você deve permitir todos os pensamentos baseados na ilusão se desfazerem.

Vamos usar a inalação para representar a experiência. Todo dia, você experiencia diversas coisas. Elas parecem vir à você. A exalação representa resposta. Conforme experimenta, você parece interagir com aquela experiência como algo separado. Há somente duas formas de resposta – com medo ou com amor. Você pode julgar como se sente. É a única coisa que você pode julgar com sucesso. Quando não se sente bem, você perdeu seu caminho. Ao invés de permitir respostas amorosas, você está culpando o mundo e seus componentes (você como um componente) por experiências que considera indesejáveis. Sempre que perde seu caminho, você está escondendo seu Eu de você mesmo.

Lembre-se: você é sempre responsável por aquilo que experiencia. Outra forma de dizer isso é que a ajuda está sempre disponível. Vamos dizer que você acredita que está habitando um mundo em risco de destruição do meio ambiente. Você se sente ameaçado. Este sentimento significa que você perdeu seu caminho. É um ótimo sinal de alerta. A habilidade de julgar o que está sentindo é o que lhe tira da ilusão. Quando acredita que pode julgar o mundo aparentemente fora de você com algum grau de sucesso, este é o momento quando você está perdido.

Como navegar pelo mundo da ilusão que você não é capaz de julgar? Volte-se para dentro. Esta é a eterna fonte de resposta amorosa não controlada pela estrutura da identidade separada. Finalmente entendendo que não pode julgar o mundo é o que lhe dá a clareza de voltar-se para dentro. Não há outro lugar para ir, porque nada mais realmente existe.

A verdadeira responsabilidade significa que você está disposto a ir para sua Fonte, não para os pensamentos de uma estrutura de identidade separada, para guiar todas as respostas dentro da ilusão. A verdadeira responsabilidade é render-se ao que você é e isto é fácil. Lembre-se disso quando se sentir sobrecarregado por uma ideia de esforço. Se você permiti-lo se desfazer, você fica com o que você é. O que você é, é o que os outros são e isto está sempre presente, sempre disponível, sempre disposto a ajudá-lo.

Seu “exalar” pode ser culpar o mundo e os seus habitantes, ou pode ser uma expressão da Luz. A expressão da Luz vem do agora, sem premeditação. Simplesmente está sempre disponível para você. Sempre pronta. A culpa que vem por decidir o que é o mundo e quem são os culpados retira a responsabilidade de você. Quando você se desfaz da sua responsabilidade, você se desfaz de seu poder. Mesmo que dar seu poder seja impossível, você pode fantasiar a respeito.

Você pode fornecer uma experiência de desempoderamento para si mesmo através da ilusão e isso é o que a experiência de tempo e corpos se refere. Agora você tem o poder de permitir a ilusão de tempo e corpos ser usada para tirar todos vocês juntos da ilusão.

Inale. A experiência chega a você durante o dia e toda ela é baseada nos pensamentos que você acredita, pensamentos que você acreditou por tempo suficiente para que se coagulassem em crenças. Você nunca é vítima da experiência. A vitimização não é possível, mas uma experiência ilusória e muito realista de vitimismo que o tentaria a culpar os outros, é.

Exale. Se você não julgou sua experiência, sua resposta vem da simplicidade do que você é. Se a julgou tanto positiva quanto negativamente, alguma inquietação ou tensão pode ser sentida. Se sentir a inquietação, agora é o momento de permitir todos os falsos pensamentos e crenças se desfazerem, revelando a simplicidade do que você e todos os outros sempre foram.

Simples. Sempre lá. Sempre vivo. Estamos sempre aqui para guiá-los enquanto experienciam uma ilusão de sua escolha, uma ilusão que vocês mantém com pensamento. Sabendo disso, vocês são capazes de aceitar nossa ajuda. Obrigado por seu desejo de emergir de tudo o que é irreal.

Julie Boerst

Fonte: https://lovesbeginning.com — Roseli Giusti Zahm e Marco Iorio Júnior — Tradutora e Editor exclusivos do Trabalhadores da Luz