De onde vem a criatividade?

Mensagem de 8 de Setembro de 2018

Sentir essa presença e essa conexão é fundamental para entender o nosso caminho de vida, então sintonizar essa criatividade dentro de nós é uma forma de conectar com o nosso Eu Superior.

O que é Criatividade?

“A capacidade de transcender idéias, regras, padrões, relacionamentos ou outros que são tradicionais e criar novas idéias, formas, métodos e interpretações significativos.” – Dictionary.com

O que é Criatividade para você?

Pode haver uma definição diferente para todos, porque ninguém vive a mesma vida ou tem os mesmos pensamentos. Algumas pessoas podem ver a criatividade como algo que acontece participando de uma expressão artística, como arte ou música. Mas, a criatividade pode realmente começar a se infiltrar em nossas vidas de formas que nem conseguimos imaginar.

À medida que os problemas surgem em nossas vidas, na maioria das vezes, é preciso uma maneira única de pensar para resolvê-los. Deixe-me lhe dar um exemplo. Você pode perceber que certas pessoas onde você trabalha podem ser promovidas mais rapidamente do que você. Você pode se perguntar por que isso acontece? Talvez eles sejam melhores a encontrar idéias únicas para resolver o problema. Mas a habilidade que eles estão utilizando não é um traço de personalidade raro que apenas alguns poucos têm. Na verdade, eles apenas têm uma boa noção de como empregar sua criatividade e, então, podem usar essa habilidade para resolver problemas.

Criatividade é uma competência

Em uma variedade de empregos e locais de trabalho, a criatividade é uma ferramenta necessária para ser um funcionário eficiente e produtivo. Criatividade é na verdade uma competência que qualquer um pode ter, nós apenas temos que aprender como localizar esse músculo da criatividade, e começar a exercê-lo mais e mais.

Para começar, reflita sobre as suas atividades diárias e pense em qual desses momentos tem origem na criatividade.

  • Como você se sente quando está no fluxo criativo?
  • Você reconhece se a criatividade é uma ferramenta eficaz em sua vida?

Perguntar a si mesmo esse tipo de questões pode ser útil para aprender como você pode facilmente acessar sua própria forma pessoal de criatividade.

Como você encontra criatividade em sua própria vida?

Se você realmente se aprofundar no que faz todos os dias, perceberá quando e onde você se sentirá melhor ao longo do dia.

  • É quando está sentado em sua mesa e escrevendo?
  • É quando está perante um cavalete com sua próxima ideia apenas zumbindo na ponta dos dedos?

Esses momentos de felicidade, onde sentimos que podemos nos expressar criativamente, são os momentos em que nos sentimos mais relaxados ou até mesmo o máximo de nós. Esses momentos essenciais em que o estresse de nossas vidas não está na frente de nossas mentes. Estes, que podem parecer simples para alguns, são os momentos em que nos estamos conectando com quem realmente somos.

Aqui está o problema: às vezes não estamos nos dando o tempo e espaço necessários para implementar a criatividade em nossas vidas. Se você acha difícil ter tempo para as coisas de que gosta, pode ser útil tentar reservar horários específicos durante o dia e a semana. Isso lhe dará apenas cinco ou dez minutos de tempo só para você, que podem ser dedicados a se expressar através de meios criativos. Um primeiro passo fácil pode ser apenas definir um lembrete que pode alertá-lo, caso você esqueça quando a vida fica agitada, como costuma acontecer. Então, usar esse tempo de criatividade pode ajudar a gerar um pouco de tranquilidade para você em um mundo que pode parecer caótico.

De onde vem a criatividade?

Criatividade pode se originar a partir da entrada em nosso espaço do coração.

“Espaço do coração é «um conhecimento interior». Um conhecimento que não pode ser explicado, mas sentido. Você se sente leve, livre, expansivo e vivo. Você não pergunta por que está fazendo o que está fazendo, mas se sente atraído por isso. Viver do seu coração significa escutar seus sentimentos e entender o que eles estão dizendo. Parece certo e alinhado com quem você é. Parece autêntico.” –Kajal Pandey

Quando não estamos pensando demais cada momento e cada pensamento em nossa mente, mas ao invés disso nos permitimos relaxar em um estado mental mais fluído, é quando estamos vivendo em nosso espaço do coração.

Conectar-se a essa energia que nos faz sentir mais próximos de nós mesmos é tão crucial para encontrarmos nosso caminho de vida e continuarmos em nossas jornadas de alma individuais. Se não estamos vindo de um espaço do coração e não sabemos quem somos ou o que nos faz felizes, isso pode dificultar a conexão com qualquer tipo de criatividade. Se você está cortando essa conexão com sua criatividade, você também pode estar cortando a conexão com o seu Eu Superior tentando se conectar com você. A Fonte e os nossos Guias querem que sejamos felizes e querem que estejamos centrados no coração. Quando você é feliz e é capaz de se conectar a sua alegria diariamente, isso aumenta sua vibração e sua frequência.

“Precisamos destacar o centro do coração e permitir que as pessoas se concentrem no que isso significa para elas.” –Teresa Yanaros, “Uncontrolled Narrative Documentary” 2018.

Criatividade e Ondas Cerebrais

Há muita pesquisa sendo feita agora sobre o efeito que a criatividade tem no cérebro. O impacto dessa pesquisa atual explica que a criatividade pode ajudar a melhorar certas funções do cérebro como,

“Memória de longo prazo, construção de conceitos e ativação de redes neurais que são usadas quando o cérebro processa informações usando as mais altas formas de cognição.” – Judy Willis, médica.

Para quebrar mais as respostas biológicas que acontecem com a criatividade, um artigo publicado recentemente, enfocando a interação entre a capacidade criativa e a conectividade funcional do cérebro, deu uma análise mais aprofundada,

“A assinatura neurológica da criatividade, usando abordagens sofisticadas para identificar a atividade da rede neural, a ‘impressão cerebral’ por assim dizer, que está associada ao pensamento divergente.” –”Robust Prediction of Individual Creative Ability from Brain Functional Connectivity”, Beaty e colegas (2018).

Ser um pensador divergente pode significar simplesmente que você pensa de maneira diferente. Não tem uma conotação negativa ou positiva, mas significa simplesmente pensar de uma nova maneira. Para que qualquer nova ideia ou inovação aconteça, você tem que pensar de forma divergente ou criativa. Para fazer ou criar algo que nunca foi pensado ou feito antes, você deve primeiro pensar de uma forma que não tenha sido pensada ou feita antes.

Conclusão

Criatividade pode ser uma ferramenta eficaz e importante que é usada para ajudar a nos elevar nas maneiras que pensamos e nas coisas que fazemos. Quando nossos pensamentos e ações começam a se elevar, então nossa vibração e frequência se elevarão também. Quando nossas vibrações começarem a se elevar e permanecermos no centro do coração, poderemos então conectar com nosso Eu Superior. Ao nos conectarmos com essa energia, continuaremos descobrindo quem realmente somos e o que viemos aqui fazer.

E tudo isso pode começar apenas aprendendo como se conectar com sua própria criatividade e continuar exercitando e tornando flexível esse músculo da criatividade.

“Que suas vibrações mudem toda a frequência da sala quando você entrar.”

Kenzie Kazmer

Fonte: https://thedivinefrequency.com/– Margarida Estevam e Marco Iorio Júnior – Tradutora e Editor exclusivos do Trabalhadores da Luz