Encontre a liberdade em tua vida atual

Mensagem de 27 de outubro de 2020

Na semana passada, duas pessoas diferentes me disseram que elas pensam em deixar tudo para trás e viver numa montanha. Eu posso me identificar com esta fantasia, pois eu mesmo a tive – viver uma vida simples, longe do caos e peso deste mundo maluco.

O que nós (e muitos outros) almejamos não é de fato a montanha, mas liberdade. Simplicidade e espaço e o sentimento libertador da liberdade. Pensamos que se simplificarmos e deixarmos tudo para trás e livrarmos nossa vida dos fardos, nos sentiremos livres.

Mas o que eu descobri é que se livrar de tudo e viver uma vida simples não lhe dá necessariamente aquela liberdade. Você vai encontrar uma forma de experienciar a vida como fardo e aprisionado. Isto é porque criamos o sentimento de fardo e de armadilha para nós mesmos. Não são as circunstâncias externas, mas algo que criamos dentro de nossas mentes.

Um professor há alguns anos me presenteou com uma ideia libertadora: encontre a liberdade na sua vida atual, sem ter que mudar nada.

E eu descobri que isto é completamente possível. E também que eu esqueço de fazer isto, muito!

Se você estiver interessado em brincar com isto, pode tentar agora. Neste momento, você pode encontrar a libertação da liberdade? Você pode experienciar este momento como se estivesse vivendo uma vida simples, livre de pesos, no topo de uma montanha? Você pode criar este sentimento de liberdade para si mesmo neste exato momento?

É um relaxar da mente, um sentimento de abertura e liberação, de alegria e espaço. E nós o criamos.

Se puder fazer isto, tente esta prática:

  1. Em cada coisa que você fizer hoje e pelos próximos dias, tente se lembrar de praticar criar liberdade. Você pode estar lavando um prato, respondendo um e-mail, conversando com alguém, dirigindo, qualquer coisa.
  2. Perceba no momento o sentimento de peso e fechamento que você criou para si mesmo.
  3. Veja se consegue criar um sentimento de liberdade sem mudar o que está fazendo externamente.
  4. Aproveite este alegre sentimento de liberdade!
  5. E repita, durante o dia todo.

Como é viver a liberdade sem ter que mudar nada? Isto não significa que você nunca mude nada externamente, mas que você está liberado de ter que fazê-lo.

Leo Babauta
Fonte: https://zenhabits.net/freeing/ — Roseli Giusti Zahm e Marco Iorio Júnior — Tradutora e Editor exclusivos do Trabalhadores da Luz