Espiritualidade não é religião

Mensagem de Março de 2018

O que eu sei com certeza!

Espiritualidade para mim é reconhecer que eu estou conectado a energia de toda criação, que eu sou parte disso, e que isso é sempre parte de mim. Tanto faz o rótulo ou palavra que usamos para descrever “isso” não importa.  Palavras são completamente inadequadas.

Espiritualidade não é religião. Você pode ser espiritual e não ter um contexto religioso. A recíproca também é verdadeira: Você pode ser muito religioso numa dimensão não espiritual, apenas doutrinária.

Espiritualidade não é “algo” em que eu acredito. É o que e quem eu sou: um ser espiritual tendo uma experiência humana, como bem disse o padre e filósofo francês Pierre Teilhard de Chardin.

Saber disso tem feito toda a diferença. Permite-me viver sem medo. E faz manifestar o propósito de minha criação. E serei ousado suficiente para dizer que, eu sei com certeza, que esta é a grande descoberta da vida: reconhecer que você é mais que seu corpo e sua mente.

Por vários anos da década de 1990, eu tinha um quadro em meu programa chamado “Relembrando seu Espírito” – apesar de ser ridicularizada pela imprensa e desprezada por alguns telespectadores que não estavam dispostos a aceitar a mensagem que há mais para nossas vidas que nossos cinco sentidos revelam.

Ao longo de anos, eu continuo a encontrar meios de introduzir o conceito de espírito a um amplo público. A revista é um deles – a missão de ajudar pessoas a encontrar sua melhor vida, uma vida que reconhece mente, corpo e espírito.

Reivindicar meu próprio abismo espiritual e ajudar outros a reconhecer a plenitude de seu potencial através da conexão espiritual é meu maior chamado e propósito. É o motivo de eu continuar fazendo o programa por tantos anos. É o porquê de eu ter decidido recentemente a ter minha própria rede de televisão – The Oprah Winfrey Network – voltada a este propósito. É o porquê de eu ter escolhido UMA NOVA TERRA, de Eckhart Tolle, como uma seleção do Clube do Livro, e por entrevista-lo este mês.

Eu tenho lido centenas de livros que tem ajudado a me tornar mais sintonizada espiritualmente. Uma Nova Terra ressoou tão profundamente em mim, e causou como que uma mudança na maneira como eu percebia a mim mesmo e todas as coisas, e eu não poderia deixar de compartilhar.

Tem sido a experiência mais gratificante da minha carreira, ensinar este livro online com Eckhart Tolle e testemunhas milhões de pessoas ao redor do mundo despertar de suas vidas de maneira profunda. O livro é essencialmente sobre reconhecer que você não são seus s pensamentos, e ver – após as mudanças, a maneira como eu ego-base domina sua vida.

Aqui estão alguns dos milhões de e-mails respostas de leitores que fizeram eu coração cantar:

“Eu, de repente me senti vivo, presente e muito feliz” – (Dionne, Baltimore)

“Eu posso ver a verdade que a voz dentro de minha cabeça não tem que me controlar” – Domingo, Jersey City, New Jersey)

“Eu sinto como se tivesse tirado um peso de meus ombros. Tudo acontece quando e onde deveria. Eu preciso parar de lutar e me deixar ser. Eu posso apenas viver, e não lutar com minha vida.” – Tequiera, Halifax, Nova Scotia)

Permitindo a verdade de quem você é – seu ser espiritual – regular sua vida significa para de lutar e aprender a mudar com o fluxo de sua vida. Como Eckhart diz em A Nova Terra – “Há três palavras que transmitem o segredo da arte de viver, o segredo de todo o sucesso e a felicidade: UM COM VIDA. Ser UM COM a VIDA é ser um com o novo. Você então percebe que não vive a sua vida, mas a vida vive você. A vida é o dançarino e você é a dança”.

A alegria e a vitalidade que vem de ser aquela dança são incomparáveis a qualquer prazer que você possa imaginar.

O que é preciso,  aprendi, é estar comprometido a experimentar a essência espiritual da vida … E isso, como eu disse em minha conversa com Eckhart – é uma decisão que você toma diariamente: Viver no mundo, sem ser do mundo!

Fonte: https://www.eckharttolle.com/ – Valéria Molina e Marco Iorio Júnior – Tradutora e Editor exclusivos dos Trabalhadores da Luz