O livre-arbítrio é finito?

Mensagem Canalizada em 21 de Outubro de 2018-  O Conselho

Eu apreciaria muito a clareza do conceito de livre-arbítrio.

A ideia de que temos livre arbítrio parece ser um dado inquestionável – é claro que sim! No entanto, muitos Advaita Vedanta, budistas e outros ensinamentos espirituais, para não mencionar muitos filósofos, apontam para o fato de que o sentido do livre arbítrio é uma ilusão. Do ponto de vista dessa vida, podemos dizer que não escolhemos nossos pais, não escolhemos onde nascemos, não escolhemos nosso sexo, raça, irmãos etc. Junto com isso estão os genes/DNA com os quais nascemos, que têm um impacto muito substancial na pessoa que somos e nos tornamos. Assim, nossos genes/DNA e nosso condicionamento atualizado (a soma total das experiências até o momento “agora”) sempre determinarão nossas decisões/escolhas a qualquer momento.

Nós escolhemos responder esta parte de uma longa pesquisa hoje. Podemos abordar outras partes dela mais tarde, mas tentaremos não fazer uma transmissão muito longa. Nossos agradecimentos ao leitor.

Primeiro, diremos que a questão do livre-arbítrio é complicada para você pela sua aceitação do reino físico como a totalidade. Não é, e quando a maioria de vocês examina a ideia, você sabe disso. Mas então você desconsidera qualquer coisa que não possa ver ou tocar. Isso é um absurdo para nós, mas você parece muito feliz em continuar nessa ilusão.

Acrescente a isso o fato de você perceber o momento como um movimento contínuo e sequencial do passado, do agora até o futuro. Portanto, o passado e o futuro são ilusões que não existem e, é mais do que provável que não possam ser mudadas. Você pode ter alguma influência no seu futuro, mas o passado está gravado – por você. Não é sua culpa. Você está começando a ver em torno desses cantos.

Então você complica ainda mais as coisas pensando que você está separado de tudo que está fora da sua pele. Desculpe. Nem mesmo remotamente verdade.

Aqui está o que sabemos que a verdade é. Se você optar por aceitá-la, maravilhoso. Se você preferir aceitar uma das outras explicações que você coletou, é claro, é direito seu.

Você tem livre arbítrio completo quando considera a questão da perspectiva de todo o seu eu. Seu EU SOU nunca é restrito de forma alguma, nem mesmo pelas leis que governam sua realidade dimensional. Você existe em muitas dimensões e as leis da física da terceira dimensão simplesmente não se aplicam na maioria delas. Para muitos de vocês, é em grande parte por isso que você se sente tão desconfortável aí.

“Do ponto de vista dessa vida, podemos dizer que não escolhemos nossos pais, não escolhemos onde nascemos, não escolhemos nosso sexo, raça, irmãos etc.” Seu intelecto egoico não considera que foi consultado na realização dessas escolhas. De fato, não considera que muitas delas sejam escolhas. Por favor, não fique ofendido quando apontarmos que seu intelecto simplesmente concordou em esquecer o onde, quando, como e quem dessas decisões. Nenhum desses foi decidido sem grande contribuição e aprovação final pelo seu ser. E, além disso, esses tipos de decisões de vida são contínuas, constantes e sempre com você como o detentor da decisão final. Como? Você senta aqui nesta câmara conosco em uma de suas outras “realidades”.

Você também considera suas vidas despertas, conscientes ou cheias de sonhos bobos. Seus estados despertos e conscientes são muitas vezes os mais bobos por causa das principais partes da realidade que você não vê, que desconsidera ou ignora.

O entendimento do homem sobre a função do seu DNA está em sua infância. Ele não decide nada para você, com exceção de certas características físicas, e até mesmo aquelas são aceitas. Há um estudo crescente de epigenética que está aproximando você de uma compreensão real disso. Há, mais uma vez, muito mais do seu DNA que não está incluído nos seus cromossomos ativos do que há incluído. Simplificando, você trouxe consigo as ferramentas que considerou necessárias para cumprir o seu plano. Conforme sua vida avança, a caixa de ferramentas pode ser modificada.

Então você tem livre-arbítrio irrestrito. Sempre. Parece ser uma exceção. Repare que dissemos que parece ser. Seu destino final está determinado. Você chegará a unicidade com TODOS. Mas isso também é uma ilusão. Porque você nunca esteve e nunca estará separado dela. Como você sabe disso? Porque é a única coisa que você sabe. EU SOU.

Essa foi uma pergunta maravilhosa. É muito provável que voltemos a outras partes disso depois.

Canalizada por Ronald Head

Fonte: voyagesoflight.blogspot.com – Edição e tradução exclusiva dos Trabalhadores da Luz: Laudi Fagundes e Daniele Costa.