O que é ter uma vida lúcida?

Mensagem de 5 de Fevereiro de 2020

Por trás de todo o nosso condicionamento evolutivo, por baixo de todos os nossos vírus mentais culturais e sistemas de crenças à serviço do poder e promotores de poder, sob o caos e a confusão da vida em uma sociedade insana, há uma profunda quietude.

No fundo, todos sabemos que essa quietude existe e que é a nossa condição natural. É por isso que todos passamos a vida tentando estratégias diferentes para alcançar a tranquilidade interior. A maioria dessas estratégias não é saudável e está fadada ao fracasso, mas essa quietude interior na raiz do nosso ser é o que estamos sempre tentando experienciar.

Por trás de toda incitação à guerra, conflito e violência em nossa espécie, há uma base sem fundo de pura paz. Todos nós sabemos profundamente que está lá, é por isso que todos secretamente ansiamos pela paz, mesmo que a maioria de nós esteja confusa sobre como chegar lá.

Sob toda a divisão, drama e “nós contra eles” alienação, há uma percepção subjacente em cada um de nós, que vê apenas uma unidade. No fundo todos sabemos que essa percepção existe, e é por isso que, apesar de nos confundirmos com a melhor forma de alcançá-la, estamos sempre buscando, de alguma forma, a unidade.

Sob todo ódio humano, rejeição, intolerância e preconceito, existe um amor profundo por tudo o que surge. Intuitivamente todos nós sentimos esse amor sob as camadas superficiais da nossa própria consciência, e é por isso que todos, à nossa maneira desajeitada, buscamos amor.

Todos nós sabemos disso, em algum nível. Todos sabemos que tudo o que realmente queremos já é nossa verdadeira natureza. É por isso que todos nós, à nossa maneira complicada, ilusória, com um mapa de cabeça para baixo e bússola perto de um ímã, buscamos a verdade.

É tudo com o que realmente estamos lidando aqui, aqueles de nós que valorizamos a paz, a verdade e a justiça. Tudo com o que realmente estamos lidando (em nós mesmos e nos outros) é o impulso interno da humanidade de voltar para casa e suas tentativas desajeitadas e estranhas de manifestar esse impulso.

A paz é sua verdadeira natureza. A unidade é a sua verdadeira natureza. O amor é a sua verdadeira natureza.

Não estou aqui dizendo que há um aspecto de você que é essas coisas, uma pequena parte de você que você pode encontrar remexendo em sua mente e possivelmente localizando sob a sua identidade ao leste de seu complexo edipiano latente ou coisa parecida. Eu estou dizendo que é você. É o que você realmente é, por debaixo das histórias doidas que contam sobre o que você realmente é.

Dia após dia, a partir do momento em que este planeta cria nosso corpo, experimentamos um campo de consciência contendo informações sensoriais, pensamentos e sentimentos. Esse campo de consciência é tudo o que experienciamos, do berço ao túmulo, mas quase nunca ocorre a alguém abrir o capô e investigar diretamente o que o faz funcionar.

O que a investigação intensa mostrará a você é que tudo o que realmente estamos experienciando em qualquer momento de vigília é esse campo singular e unificado de consciência, sendo percebido por algo totalmente livre dela, da mesma forma que a investigação lúcida de um sonho revelará um sonho unificado e singular sendo percebido por um sonhador que não tem interesse no que acontece com nenhum dos personagens dos sonhos.

E, assim como na experiência do sonho lúcido, quando o sonhador percebe a verdade do que realmente está acontecendo, a experiência de repente se torna muito mais divertida. Você percebe que você, o sonhador, na verdade não está sendo perseguido por piratas ou o que quer que seja, e que na verdade está livre do drama e dos enredos do sonho que até aquele momento pareciam perigosamente ameaçadores. Dessa perspectiva livre, o sonho é delicioso. O sonho é amado.

Uma coisa inefável é perceber o misterioso campo de consciência que vem surgindo todos os dias desde que sua forma física apareceu aqui pela primeira vez. Esse algo inefável é a sua verdadeira natureza. E é tudo o que você já procurou neste mundo estranho de sonhos. A única coisa que impede que você reconheça isso tem sido sua fixação no drama do sonho.

A vida lúcida significa que o sonhador dessa vida desperta, a testemunha desse belo, dançarino e em constante mudança, campo de consciência, é ver claramente como você realmente é.

E a boa notícia é que você já é o que está procurando. Você apenas tem que perceber isso com lucidez. Seu amor inato pela verdade já está te chamando de volta para casa. Apenas siga-o.

 Caitlin Johnstone

Fonte: https://ascensionavatar.wordpress.com/ — Camilla Paciello e Marco Iorio Júnior — Tradutora e Editor exclusivos do Trabalhadores da Luz