O que você precisa para ter sucesso em sua jornada

Mensagem de  21 de Abril de 2021

Como alguém que treina e orienta pessoas com relação à sua saúde mental, muitas vezes me perguntam o que significa “fazer o trabalho”. O desenvolvimento pessoal e o crescimento pessoal podem ser esmagadores e é fácil se perder em todos os conselhos, orientações e informações com as quais somos bombardeados. Pode ficar confuso determinar que hábitos precisamos mudar, assumir, deixar ir.

A verdade é que vai ser diferente para todos. O básico, no entanto, permanece o mesmo.

Crescimento, aprendizagem, compromisso, consciência, amor, empatia. Esse é o trabalho. Isto é o que significa. Pode parecer demasiado simples, mas no final, essas são as coisas a serem aspiradas e a mudança que podemos efetuar em nossas vidas. Fazer o trabalho é uma coisa admirável, mas tem que ser feito da maneira correta para ser bem sucedido.

Eu acredito de todo coração no compromisso de crescer, de melhorar a si mesmo e de alcançar novas conquistas. Acredito no estabelecimento de metas e na superação de obstáculos para alcançá-las.

O que você precisa para ter sucesso em sua jornada pessoal de crescimento

A ideia, entretanto, de que uma única decisão pode criar uma volta de 180° em todos os aspectos de nossas vidas, não considera que a mudança leva tempo e repetição.

A ideia de que podemos criar uma mudança pessoal abruptamente e que podemos fazê-la aderir é perpetuada por muitas das informações que consumimos. O exemplo mais poderoso disto é a cultura que envolve as resoluções de Ano Novo.

O primeiro dia do Ano Novo está sempre cheio de promessas. Estamos diante de uma investida de postos de Ano Novo que prometem mudar, melhorar, retomar melhores hábitos. Todos estão cheios de motivação e bêbados com a mentalidade de “Ano Novo, novo você”. Mas o que sabemos sobre a filiação a academias alguns meses após o Ano Novo? Um grande número deles não está mais em uso.

Muitas pessoas não conseguem acompanhar os objetivos intensos e às vezes irrealistas que estabeleceram. Isso se deve ao fato de exercermos muita pressão sobre a mudança imediata e a gratificação instantânea.

Estabelecemos metas como se fossem uma simples lista de tarefas e começamos a subir em direção a elas que são insustentáveis. Imaginamos que não haverá obstáculos a serem superados, imaginamos que será tão fácil quanto decidir fazê-lo.

Devemos nos concentrar no crescimento consistente e sustentável, e não em impulsos arbitrários do mesmo acompanhados de estresse, pressão da sociedade e expectativas irrealistas.

Estabelecendo metas em sua jornada de crescimento pessoal

Sim, seus objetivos devem ser elevados. Seus objetivos devem assustá-lo e inspirá-lo. Aponte para a melhor versão absoluta de si mesmo que você possa imaginar. O truque é dividir essas metas em etapas menores e trabalhar regularmente em direção a essas metas menores.

Passos de bebê, construindo um impulso até atingir o objetivo final. Fazer o trabalho não se trata de grandes gestos. Trata-se de um compromisso contínuo com mudanças pequenas e sustentáveis.

Devemos nos comprometer a melhorar a nós mesmos, retribuir, ser saudáveis, amorosos e cuidar de nós mesmos e dos outros com regularidade.

Além disso, você realmente quer um novo você? Todos nós somos pessoas valiosas e dignas, não precisamos mudar fundamentalmente quem somos. Todos nós simplesmente temos áreas que poderiam ser melhoradas. Parte de encontrar a força, a convicção e a confiança para trabalhar nestas melhorias é comemorar quem somos agora.

Você é Suficiente

Não precisamos mudar para ser uma pessoa que valha a pena. Nós somos suficientes. Somos suficientes, e podemos melhorar – as duas ideias podem ser verdadeiras simultaneamente.

O truque é focar naqueles passos de bebê. Fazer dela uma jornada de vida. Isto pode parecer banal, mas cada esforço, cada sucesso e fracasso nos fez a pessoa que somos agora, a pessoa que agora está empreendendo uma mudança. É cumulativo e tudo se constrói sobre si mesmo.

Apostar em nós mesmos não deveria ser uma mudança radical. Deve ser sobre uma mudança lenta mas constante, um processo, uma oportunidade de crescimento. Mas, o mais importante, deve ser sobre um compromisso contínuo e uma determinação contínua. A mudança súbita não vai colar, mas um caminho determinado e comprometido, apesar dos obstáculos, apesar dos impecilhos, vai nos levar aonde queremos ir.

Se o que você está fazendo parece difícil, se é exaustivo, se você está enfrentando partes de si mesmo que são desconfortáveis ou assustadoras, se você muitas vezes quer jogar a toalha na mão, então você está fazendo o trabalho.

Continue, continue empurrando, você não vai se arrepender.

Fonte: https://eraoflight.com/
Rafaella Dourado e Marco Iorio Júnior — Tradutora e Editor exclusivos do Trabalhadores da Luz