O segredo da ação sem esforço

Mensagem de 23 de Janeiro de 2023

O antigo filósofo, Lao Tse deu ensinamentos que foram projetados para confundir a mente consciente. A ideia era que, quando a mente consciente se cansa e sai do caminho, o buscador pode descobrir as verdades mais profundas dentro dela.

Ele é creditado com o trabalho de 2.500 anos, o Tao Te Ching, que está cheio de aparentes contradições ou paradoxos. Por exemplo, ele se refere ao Tao como aquilo que é tudo e ainda nada. O que ele quer dizer é que o Tao – o Absoluto, o Ser, ou o Ser Infinito – é a consciência transcendente que está por trás de toda manifestação. Não é a manifestação ativa do Universo criado, mas a consciência original por trás dele. É aquilo que, em silêncio e perfeição imutável, sempre foi e sempre será. E, no entanto, continua o paradoxo, toda a manifestação veio dele e, portanto, é isso.

Da mesma forma, ele usa o paradoxo para promover a filosofia de Wu Wei como o caminho da “ação sem ação”. Parece impossível? Essa é a questão. Ele queria que as pessoas desistissem de dar sentido lógico à ideia e, em vez disso, se interiorizassem para encontrar a verdade por trás do paradoxo.

O princípio de Wu Wei realmente significa ação sem esforço. O segredo para alcançar a ação sem esforço é perceber que existe um fluxo natural de influências em ação em todas as partes do Universo. Você sente o fluxo natural do momento e age dentro desse fluxo. Se o momento não é adequado para um determinado tipo de ação, o sintonizado atrasa a tarefa. Quando sentem que chegou o momento certo, agem e realizam a tarefa com facilidade.

Também pode significar não forçar uma situação a ser o que não é. Se surgir uma situação que está além do seu controle, tirar o melhor proveito dela costuma ser a solução elegante.

O ditado, “Se na primeira você não conseguir, tente, tente novamente”, é atribuído ao rei escocês do século 14, Robert the Bruce. Segundo a lenda, certa vez ele se refugiou em uma caverna, onde observou uma aranha tentando tecer uma teia. Ele falhou várias vezes em fazer uma conexão de uma área do teto da caverna para outra, mas a cada vez começou tudo de novo até que finalmente conseguiu. As pessoas hoje entendem que esse ditado significa que, se algo não funcionar, você precisa ser obstinado e continuar se esforçando até superar todos os obstáculos e, eventualmente, fazer acontecer por pura força de vontade.

A abordagem de Wu Wei para a vida é exatamente o oposto. Isso sugere que, se a princípio você não conseguir, há uma razão para isso. Isso significa que você não está agindo com o fluxo natural de energia naquele lugar e tempo e também pode significar que você precisa descobrir uma solução mais adequada.

Primeiro, respire fundo, relaxe e afaste-se da situação. Depois disso, você poderá julgá-lo objetivamente e em estado de equilíbrio. Então:

  1.  Decida se você está tentando forçar a existência de algo que não deveria existir, ou
  2.  Buscar a melhor solução para atingir seu objetivo, e/ou
  3. Espere que seu senso inato de tempo pareça certo.

Um dos benefícios da consciência espiritual que está surgindo na Nova Realidade é a capacidade de sentir o fluxo natural das influências universais e saber quando é o momento certo para certos tipos de ação.

Owen Waters — Fonte: https://eraoflight.com/
Annalisa Ernica e Marco Iorio Júnior — Tradutora e Editor exclusivos do Trabalhadores da Luz