Osho – o amor nos relacionamentos

Mensagem de julho 2017.

Osho – Relacionamento

O relacionamento é uma estrutura e o amor é um fenômeno não-estruturado. Assim, no amor você se relaciona, certamente, mas nunca se torna um relacionamento. O amor é um processo de momento a momento. Lembre-se disso. O amor é um estado do seu ser, não um relacionamento.

Há pessoas que amam e há pessoas sem amor. Pessoas sem amor fingem estar amando através de relacionamentos. Para amar as pessoas, não é preciso ter qualquer relação – o amor é suficiente.

Seja uma pessoa amorosa, sem ter uma relação de amor – porque as relações acontecem um dia e desaparecem em outro. São flores, na parte da manhã elas florescem, pela noite, elas se foram.

As pessoas acham que é muito difícil ser uma pessoa amorosa, assim querem criar um relacionamento – “Agora eu sou uma pessoa amorosa, porque estou em um relacionamento” e seguem se enganando dessa forma porque isso pode ser apenas um relacionamento monopolizado, com exclusividade, com possessividade.

O relacionamento pode ser apenas o resultado do medo, pode não ter nada a ver com amor. O relacionamento pode ser apenas um tipo de segurança – financeira ou de qualquer outra coisa.

A relação é apenas necessária porque o amor não está lá. O relacionamento é um substituto. Torne-se alerta! O relacionamento destrói o amor, destrói a própria possibilidade de seu nascimento.