Semana dos chakras – 1°chakra, Muladhara

Semana dos Chakras – Nesta semana estaremos publicando um chakra por dia

Os chakras são canais dentro do corpo humano por onde circula nossa energia vital (o prana) que nutre órgãos e sistemas.

É através dos nadis (meridianos) – caminhos invisíveis dentro do nosso organismo – que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chakras, em pontos que concentram vibrações mais específicas.

A palavra chakra vem do sânscrito (umas das línguas sagradas da Índia) e significa “roda”, “disco”, “centro” ou “plexo”. Quando dois ou mais canais de energia se encontram, formam-se “vórtices” de energia – nesta forma, os chakras são percebidos como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo.

Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino.

Existem vários chakras, mas neste tópico, vamos falar dos chakras magnos.

Cada chakra coordena e reflete a anatomia e a saúde física, mental, emocional e espiritual do indivíduo.

Os chakras magnos são:

* Muladhara – O primeiro chakra é conhecido como Chakra Base ou Raiz (base da espinha dorsal).

* Svadhisthana – O segundo chakra, também chamado esplênico, sacro ou do baço (um palmo abaixo do umbigo).

* Manipura – O terceiro chakra é conhecido como Chakra do Plexo Solar ou Umbilical (dois dedos acima do umbigo).

* Anahata – O quarto chakra é conhecido como chakra Cardíaco e situa-se no centro do peito, na direção do coração (timo e coração).

* Visuddha – O quinto chakra é conhecido como chakra Laríngeo e fica na frente da garganta (está ligado à tireóide).

* Ajna – O sexto chakra é conhecido como chakra Frontal ou Terceiro Olho e situa-se no ponto entre as sobrancelhas.

* Sahasrara – O sétimo chakra é conhecido como chakra Coronário ou da Cabeça e situa-se no topo da cabeça .

1º CHAKRA – BÁSICO OU RAIZ (MULADHARA)

O primeiro Chakra – Raiz, Base, está situado entre o ânus e o genital, também é ligado ao Cóccix e abre-se para baixo.
Cor: Vermelho
Elemento: Terra

Este Chakra é de grande importância, embora seja muito sendo confundido em suas funcionalidades pelo fato de ser ligado aos órgãos sexuais. Mesmo tendo essa função não se baseia unicamente nisto.
O Muladhara Chakra tem total importância em diversas outras funcionalidades do corpo material e etérico. Responsável pelo início da coluna vertebral – cóccix e toda forma rígida que sustenta o corpo. Ou seja, está em toda parte do corpo, além de ser a energia que circula por todo corpo através do sague que também é de sua responsabilidade. É ligado também à junção entre cada célula do nosso corpo.
Os estudiosos ou curiosos deste conhecimento confundem e usurpam o sentido das energias e as usam de forma errônea para fins sem motivos coerentes com este poder celestial que há dentro de cada um de nós. Como fizeram com a técnica Tântrica, que agora só se lembra do Tantra para sexo e orgias, ligam o Chakra Raiz ao sexo.
Este ponto energético tem reações e responsabiliza os sentidos de sobrevivência do individuo, proporcionando as ações básicas delas provenientes como: comer, beber, dormir, reproduzir-se, aprender… liga a pessoa à questões materiais, emprego, casa, comida. Razão.
O individuo com este Chakra alinhado, equilibrado, possui sua vida material, física e mental em perfeita harmonia. Além disso, demonstra uma pessoa em perfeito equilíbrio, domínio sobre o corpo físico e a sexualidade. Mostra-se estável na vida profissional, sentimental, intelectual, imobilidade em todos os aspectos sociais, refletindo assim, com sua paciência, tranquilidade, segurança que se reverte em saúde constante.
Como da mesma forma uma pessoa que não consegue equilibrá-lo, tanto ativamente quanto passivamente, ou seja, ativado ou desativado causa o efeito contrário que uma pessoa com o Muladhara Chakra equilibrada.
Ativamente, mostra um quadro problemático, um ser aterrado em assuntos supérfluos, vícios desenfreados e destrutivos à vida e principalmente à espiritualidade. Facilmente encontramos pessoas com o 1º Chakra Base muito ativos sendo ambiciosos sem limites e inconsequentes. Podem apresentar problemas nos rins, pernas e colunas (lembrando que sempre há exceções).
Já tendo o Muladhara Chakra passiva, ou desativada, causa nessas pessoas um aspecto sem vida, apáticas, sem paixão pelo que faz, insatisfeitas com emprego, amizade, casa, relacionamento, mostrando ser frígida no mesmo. Na maior parte das vezes são depressivas e nunca satisfeitas com o seu corpo, apresentando assim obesidade, bulimia ou anorexia, e principalmente menosprezo por si.
Um ponto interessante que vale a pena falar é a questão do sentido em que gira. Nos Homens gira em sentido Horário e nas Mulheres gira em sentido contrário. Esse é o motivo que faz com que as mulheres sejam o contrário dos homens na maior parte das vezes. O Chakra girando em sentido Horário mostra que ele flui melhor, não que para o contrário como acontece na mulher seja melhor ou pior. Simplesmente flui melhor. Um exemplo: a sexualidade é muito mais desenvolvida nos Homens que nas mulheres, não tratando de procriação, e sim do desequilíbrio sexual, sexo sem importância.

Como Equilibrar este Chakra?

Meditação:
Posicionar-se preferencialmente em posição de Lotus com o Muladhara Chakra aterrada ao chão. Também é aconselhável escorar em uma arvore, ligando todos os Chakras aos da Árvore, descarregando assim as energias ruins e absorvendo energias purificadas pela Terra.
Posicione um cristal à aproximadamente 10 cm da localidade do ponto inicial do Chakra. Este cristal pode ser um Quartzo Rosa, Ametista, Obsidiana, Quartzo fumê, Rubi e Turmalina Preta ou Pedras em tons avermelhados.
Pare seus pensamentos por alguns minutos. Ou se não conseguir pela aflição e ansiedade, ponha-se em estado meditativo em silêncio absoluto. Respire profundamente, sentindo o ar encher os Pulmões, toda a entrada do Oxigênio e a saída do Gás Carbônico pela boca.
Quando sentir que está suficientemente calmo visualize uma Luz Cósmica descendo do Universo, atingindo a atmosfera terrestre, aproximando do continente, do País, estado e finalmente onde você está. Esta Luz encontra diretamente este Cristal, que faz com que ele potencialize mais ainda essa Energia Cósmica mirando exatamente o seu Chakra Raiz, que vai se reorganizando naturalmente com o decorrer da meditação. Quando você sentir que é o suficiente, visualize a Luz voltando para o espaço da mesma forma que veio. Repita esse rito quantas vezes necessitar.

Algumas Características:

Nome em Sânscrito: Maladhara
Símbolo: Lótus de 4 Folhas;
Elemento Correspondente: Terra;
Cor Relacionada: Vermelho – Fogo;
Função dos Sentidos: Olfato;
Personalidade Positiva: Boa autoimagem, segurança, pés assentes no chão;
Personalidade Negativa: Insegurança, nada a se agarrar;
Aprendizado da Alma: Serviço;
Período de maior formação: de 0 a 7 anos;
Poderes numa Oitava Superior: Começo da entrada no mundo da Inteligência Pura;

Mantra: LAM

Localização: Na região compreendida entre o ânus e órgãos genitais

Faixa de Ação: Do joelho até os ovários

Função: Reger nossa capacidade de entrar na vida, escolhendo o que queremos e o que não queremos para nós. Ir à luta.

Palavra Chave: Ativação

Cor: Vermelho
Vermelho-fogo, Marrom, o vermelho da energia e da atividade mais interna do núcleo do nosso planeta.

Planeta Elemento: Saturno; Terra.

Símbolo: Lótus de 4 pétalas

Principio básico: Vontade física para ser, consciência física, energia vital, vontade de viver e confiança, relação com a terra e o mundo material, estabilidade, perseverança e segurança, sentido de responsabilidade face a si mesmo.

Função dos sentidos: Olfato

Glândula correspondente: Supra-renais

Hormônios correspondentes: Adrenalina e Noradrenalina que adaptam o sistema circulatório as necessidades de cada momento, atuam no equilíbrio da temperatura do corpo e do batimento cardíaco.

Do ponto de vista anatômico: Esta relacionado com tudo o que è sólido, como a coluna vertebral, os ossos os dentes e as unhas, ambas as pernas, e o ânus o reto, o intestino grosso, o intestino delgado, a próstata, a vagina e o útero, o sangue, a constituição celular, parte inferior das costas.

Tratamento: Musculatura das coxas, problemas sexuais e genitais, útero, trompas, ânus, hemorróidas, infertilidade, distúrbios hormonais, falta de coragem e problemas sanguíneos

Aspecto: Etéreo inferior, plano físico, instinto de sobrevivência, senso de identidade. Liga-nos com o mundo físico, contato com o espírito da Mãe-Terra, necessidades básicas individuais, bem como as globais, da vida e da sobrevivência nesse planeta. Constitui a fonte de força vital para os chakras mais elevados, é a sede do inconsciente coletivo cujo conhecimento acumulado se torna aqui acessível, alem disso o primeiro Chackra proporciona-nos força de vontade e estabilidade.

Vogal: Corresponde à vogal u, o som u estimula um movimento dirigido para baixo, na direção das raízes, leva as profundezas do subconsciente, e desperta as forças primitivas, terrenas do primeiro Chackra.

Cromoterapia: Vermelho claro e brilhante, aquece, anima tráz vitalidade e coragem. Use roupas vermelhas ou mentalize a cor na região da base da espinha. Coma alimentos ricos em proteínas. Use perfume ou óleo essencial de cedro. Ande descalço e aprecie a aurora ou o crepúsculo. Sons da natureza também ajudam a ativá-lo.

Pedras: Granada, Rubi, coral, jaspe sanguineo, Hematita, Quartzo Fumê, Onix, Turmalina preta

Aromaterapia: Patchouli, Vetiver, Cedro, Mirra.

Contato com a natureza: Aurora, Pôr do Sol, Terra fresca

Força positiva: Estabilizador, fixando a Terra

Frequência: 8 Hz e 194.18Hz – Terra

Fonte – https://vibraraapi.wordpress.com/2014/01/13/os-7-chakras/

Fontes –  http://www.escolacosmica.com/2011/10/1-chakra-raiz-basico-kundalini.html