Uma maneira mágica de trabalhar com nossos padrões habituais

Mensagem de 1 de Junho de 2020

Todos os dias, trabalho com pessoas que tentam mudar seus padrões habituais: procrastinação, evasão, fuga, buscando alimentos confortáveis ​​ou outros confortos, como videogames ou assistindo a vídeos, distração, reclamando, atacando outros, ignorando problemas e muito mais.

Esses padrões habituais se mostram sempre que estamos em incerteza – o que acontece na maioria das vezes. Portanto, estamos na incerteza de nosso trabalho significativo, digamos… e aqui está nosso antigo padrão habitual.

A maneira usual de lidar com o padrão é aspereza: não gosto de procrastinar, preciso fazer melhor, isso é uma falha minha, é um padrão tão prejudicial que estou estragando tudo.

Em outras palavras, usamos o padrão da mesma maneira que usamos todo o resto – outra maneira de nos derrotar. Mais uma evidência de que algo está errado conosco. Por si só, esse é um padrão habitual.

Eu tenho uma maneira diferente de lidar com padrões habituais e acho mágico: trate-o como se fosse um guardião protetor amigável.

Deixe-me explicar … vamos imaginar que nosso padrão habitual é uma divindade guardiã pequena, fofa, mas feroz. Pode parecer um desses guardiões:

Esse padrão habitual é um guardião que você criou para se proteger, provavelmente em algum momento em que você era jovem. Talvez você precisasse da proteção na época – era necessária e poderosa. Isso salvou você de algo assustador, prejudicial. Foi uma criação amorosa e fez bem o seu trabalho.

É claro que, ao longo dos anos, você ainda procura esse guardião várias vezes e ele não está mais lhe servindo. Na verdade, está atrapalhando. Ainda é feroz e protetor, mas você não precisa.

Deixe-me repetir: você não precisa mais de sua proteção. Você é muito mais forte, mais capaz, mais resiliente. Você pode lidar com qualquer ameaça percebida – falha, cair de bruços, estragar tudo, não saber como fazer algo, rejeição. Você é resistente e forte.

Portanto, com esse conhecimento, veja como você pode lidar com sua pequena divindade guardiã adorável:

Reconheça sua divindade guardiã como algo que lhe serviu de ferocidade e amor ao longo dos anos. Agradeça à sua divindade por seu serviço.

Diga que você não precisa mais. Que você é mais poderoso agora e pode lidar com isso. “Eu tenho esse.”

Separe-o para ser chamado se precisar novamente.

Agora assuma o mundo, armado com seu próprio poder. Não corra, evite, escape, reclame, ataque ou busque distração ou conforto… mas aceite o que teme. Poderosamente. Armado com seu coração mágico. Impulsionado pelo seu amor por aqueles a quem você serve.

Leo Babauta
Fonte: https://eraoflight.com/ — Robson Marcio de Souza e Marco Iorio Júnior — Tradutor exclusivos do Trabalhadores da Luz