Você é mais do que a soma total de suas crenças? 

Mensagem de junho de 2018

Segundo a Fundação Nacional de Ciência dos EUA, um indivíduo pensa doze mil pensamentos por dia, enquanto um pensador dedicado chega a cinquenta mil pensamentos diários. Nosso alcance é bem pequeno. Você pode não perceber isso até começar a prestar atenção a esses pensamentos. Depois disso, você perceberá que uma grande porcentagem desses pensamentos não é apenas repetitiva, mas também negativa.

Pense neles como um filme de alerta percorrendo sua vida o dia todo e a noite. O autor Norman Vincent Peale disse bem quando escreveu: “A repetição do mesmo pensamento ou ação física se desenvolve em um hábito que, repetido com frequência suficiente, se torna um reflexo automático.” Dê um passo adiante e vamos mover para o território das crenças.

O Dicionário define crença como: 1. O ato mental, condição ou hábito de confiar ou confiar em uma pessoa ou coisa; fé. 2. Aceitação mental ou convicção na verdade ou atualidade de algo. 3. Algo acreditado ou aceito como verdade; especialmente, um princípio particular, ou um corpo de princípios, aceito por um grupo de pessoas.

Uma crença é algo em que confiamos sem ter a experiência para apoiá-la. É algo a que chegamos porque nos é dito que é verdade por alguém ou algo fora de nós mesmos. A crença é algo em que você só depositaria sua confiança se não descobrisse o nível mais profundo de sabedoria que o conhecimento, além da experiência, traz. Depois de descobrir isso, você nunca ficará satisfeito com a crença sozinho novamente.

É bem simples. Existe uma enorme diferença entre comer uma refeição e decidir que é boa, e ser informado de que uma refeição é boa para outra pessoa. Acrescente a isso o conhecimento sobre os ingredientes da refeição, seus benefícios nutricionais e, de repente, você tem a sabedoria de saber que essa refeição não apenas cria uma experiência agradável, mas também é boa para o seu corpo.

Nossos pensamentos e nossas próprias vidas são determinados pelas crenças que temos. A maioria dessas crenças foi transmitida a nós pelos pais, membros da família, professores, vizinhos, a mídia, etc. Muito pouco é baseado no pensamento original. Em vez disso, essas crenças não são muito mais do que um monte de frases, declarações e equações que levamos conosco onde quer que vamos. Eles formam o filtro através do qual vemos nosso mundo, eles são a base sobre a qual baseamos nossas decisões, e eles são nossa maior fonte de sofrimento.

Para ver as crenças que você está carregando, você pode começar simplesmente percebendo o que pensa e o que diz aos outros. Preste atenção às declarações que têm as palavras “sempre” e “nunca” nelas, bem como declarações que contenham pensamentos absolutos ou afirmem uma posição em torno de qualquer coisa. Esses tipos de declarações são rígidas e normalmente têm muito poder em sua capacidade de influenciar seu comportamento.

Você é mais do que a soma total de suas crenças? Claro que você é. Mas com toda essa confusão e obstáculos no caminho, é difícil ver além disso. Provavelmente é hora de fazer uma pequena limpeza na mente/casa. Por que não começar abrindo as portas e janelas metafóricas para deixar entrar um pouco de luz e ar fresco?

Em seguida, dê uma boa olhada ao redor e observe se alguma de suas crenças é velha e ultrapassada. Isso provavelmente se deve ao fato de que nunca foram suas, apenas emprestados de outras pessoas.

Agora, para chegar ao que é real e autêntico, você terá que começar a jogar coisas fora. Deixe ir. Liberte-se. Siga para o futuro com uma carga mais leve. Apague o que passou. Recomece. Surpreenda as pessoas com o novo você.

Deixar de lado sua história pessoal – sua história – é um poderoso ato de rebelião. É quando você se torna o maior defensor de si mesmo. Você recupera o que é necessário e se afasta do resto. Isso não significa que você cortou todos os vínculos, mas significa que você supera essas limitações ancestrais e biográficas e se permite se expressar como realmente é.

Livre do passado, você é livre para se tornar uma criança novamente. Você se torna aberto, receptivo e ensinável novamente. A mente e o coração se tornam energizados por ter novas opções e não serem mais restringidos por nossos pensamentos sobre o que podemos e não podemos fazer ou ter ou ser.

Este estado infantil faz a vida parecer mágica e empolgante. É aqui que encontramos alegria. A maioria de nós teve vislumbres desse sentimento simples quando éramos crianças, mas, com o passar do tempo, foi suplantado por todas as responsabilidades e deveres e obrigações sociais. Podemos dizer sim a nós mesmos.

Comece agora prestando atenção aos seus pensamentos e palavras. Não compre nada pelo valor de face. Questione tudo.

Em pouco tempo, você notará que seu ser começa a despertar de um longo sono. Você estará respirando uma nova vida. Este é o convite que seu ser estava esperando. Agora siga-o para onde ele quer ir.

Você ficará surpreso onde isso irá te levar!

Victoria Fann

Fonte: https://higherdensity.wordpress.com/ – Mahalakshmi e Marco Iorio Júnior – Tradutora e Editor exclusivos do Trabalhadores da Luz